Wikipédia – a quase enciclopédia livre

Acredito que não é extritamente necessária uma grande explicação sobre o que é exatamente a chamada wikipédia que se auto intitula a enciclopédia livre, mas para os mais leigos em assuntos na rede mundial de computadores deixo aqui uma breve explicação, que recomendo a todos lerem, mas estejam a vontade para pular todo o próximo parágrafo deste texto.

Wikipédia, a enciclopédia livre, como explicada por ela mesmo é uma grande enciclopédia multilíngue online, livre e colaborativa. Ou seja, pessoas de todas as partes do mundo escrevem em sua própria linguagem artigos dentro dessa grande enciclopédia, que seram acessados por outras pessoas em todo o mundo.

Parece-me uma boa idéia e também muito interessante e tudo muito belo. Mas surge uma grande questão, discutida assim como os artigos dentro da wikipédia em diversas línguas diferentes: as informações dentro da wikipédia são escritas por pessoas que muitas vezes não sabem do que estão falando. Estão escritas nas páginas dessa grande enciclopédia livre crenças, coisas não investigadas, analisadas ou estudadas.

Isso é claro nos leva a concluir que nenum das informações dentro daquele domínio devem ser levadas totalmente a sério, mas isso também é falso. Já que existem sim pessoas bem intencionadas quue escrevem artigos lá dentro com referências totalmente condizentes.

Ou seja, realmente não devemos acreditar naquilo que está escrito na wikipédia, mas isso nos leva a pensar se esse deveria, então ser chamada mesmo de enciclopédia. Nos velhos tempos da Barsa e do Laurosse, líamos as coisas nessas enormes coleções de livros titulados de enciclopédia e considerávamos uma verdade e usávamos aquilo na nossa vida. como podemos ler algo em uma enciclopédia e não poder acreditar totalmente nisso?

Portanto, passarei a chamar a wikipédia de a quase enciclopédia livre, por ser ela somente uma aspirante.

Coloco-me totalmente contra pesquisas para fins que não os de puro lazer nessa chamada wikipédia, a quase enciclopédia.

Fernando “comprando Marcapasso” Hattori

Anúncios

2 pensamentos sobre “Wikipédia – a quase enciclopédia livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s