Cuidado! Poluição à solta!

São Paulo

Essa imagem com um belo arco-íris seria uma foto realmente bela, se não fosse um pequeno detalhe: não! Não estava nublado. A cor cinza da cidade é realmente resultado da poluição, que chega a atingir índices muito elevados na cidade de São Paulo devido a diversos fatores, que não pretendo expor aqui, mas acredito que a grande maioria os conhece.

Essa é uma representação da visão que tenho todos os dias quando olho pela janela e coloco meu olhar para o horizonte. Mas o pior disso tudo é imaginar que alguém que esteja fazendo exatamente o contrário, ou seja, olhando de longe para onde estou também deve ver essa enorme e cinzenta camada de poluição sobre minha cabeça, o que me leva a concluir: as pessoas respiram isso, incluindo eu mesmo. Todas elas respiram isso o tempo todo e duvido que não traga nenhuma má consequência à saúde.

É uma visão triste e aposto(lo) contigo que todos os paulistanos um dia já viram isso, mas infelizmente pouquíssima gente se mexerá para tentar resolver ou ao menos amenizar esse problema. Acho que todos sentem sua consciência mais aliviada quando compram um carro com filtros no escapamento ou mesmo seguram uma flatulência ou eructação e isso já basta para dizerem a si mesmos: “ótimo! Fiz minha parte. Agora a culpa é do governo”.

O governo pode, depois desse último parágrafo, parecer a vítima, mas a verdade é que não tem feito muita coisa nesse sentido. Talvez a regulamentação do rodízio de carros, mas nada que possa realmente resolver isso tudo a longo prazo.

Também não posso me isentar de meia culpa disso tudo, mesmo plantando árvores religiosamente quase todos os dias no tal clickarvore.com.br. Também porque eu mal sei se todas essas árvores são realmente plantadas, mas já é alguma ajuda. Acho que deveremos mudar as coisas em pequenas ações, pois estas geralmente não são difíceis de se fazer e são mais fáceis de se achar adeptos. É claro que tudo também deve partir de uma ação e liderança do governo nesse sentido.

Ou seja, ainda assim precisamos do apoio do poder.

Acho que esse texto ficou bem ruim, mas eu consegui fazer uma propaganda do projeto ClickArvore.com.br, apesar de parecer que com isso eu me acomodei em relação a isso. Mas o recado foi passado. Fiz minha parte hoje, mas amanhã plantarei outra árvore. Não podemos parar!

4 pensamentos sobre “Cuidado! Poluição à solta!

  1. nossa… ontem tava horroroso x_x eu olhei pro céu e tava tudo cinza! e não era nublado mesmo… tah começando a dar pra ver a poluição =X isso eh mto triste =/ e sim… a gente respira isso… q com certeza faz mto mais mal do q respirar fumaça de cigarro xP mas ninguém faz nada ._. .
    eh mto triste q a maioria das pessoas nem sequer tem interesse de olhar pro céu de vez em qd =/

Deixe um comentário

