Gerúndio

Acredito que todos conhecem muito bem o que exatamente é o gerúndio, uma das formas nominais dos verbos que geralmente representa uma ação que está ou estava acontecendo em um determinado instante. Alvo de grande críticas quando aliado a locução verbal: “vou estar”, gerando o péssimo chamado gerundismo.

Procurei pela internet sobre o gerundismo e o quanto o uso desta está gramaticalmente incorreto na língua portuguesa formal. Mas onde encontrei informações sobre isso parece-me que a expressão “vou estar” + gerúndio pode ser correta em algumas situações, ou pelo menos, naquelas em que realmente se tem a intenção de passar um sentido de ação contínua e duradoura ou uma ação que ocorrerá no mesmo momento que outra.

Acho que confio nessas informações por elas terem aparecido em diversos sites como o da Revista Língua Portuguesa, que é uma boa revista que fala de assuntos ligados à nossa língua da editora segmento.

Mas o que pretendo com esse texto não é fala sobre gerundismo, mas sim sobre um decreto de José Roberto Arruda, governador do estado do DF, que demitiu o Gerúndio de todos os órgãos do estado. No seu decreto gerúndio está realmente escrito com um substantivo próprio, dando a impressão de que a qualquer momento um sujeito da limpeza ou de qualquer outro departamento pudesse voltar e pedir justificativas de sua demissão ou pedir os direitos trabalhistas pela falta de uma justa causa.

A justificativa para essa atitude do governador vem das respostas que ele recebia em relação a trabalhos e projetos em andamento no governo, essas respostas usavam de gerúndios de gerundismo causando um efeito de diminuição do compromisso com a palavra dada.

Mas como bem disse Pasquale Cipro Neto: viva o gerúndio! Abaixo o gerundismo! Abaixo o decreto do governador! Abaixo os enrolões do Estado! Abaixo o Congreço Nacional!

Fernando “aqui quase sempre tem um gerúndio” Hattori

Anúncios

2 pensamentos sobre “Gerúndio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s