Falta do que fazer

Geralmente, quando escrevo algo nesse blog estou acometido por uma incrível e gigantesca falta do que fazer, mas dessa vez é uma situação realmente diferente. Eu tenho sim o que fazer e muito. Acho que isso é o que mais me provoca indignação, pois quando resolvemos limpar nossa consciência e terminar todos os nossos deveres acadêmicos, surge a maravilhosa sessão de informática, seus eficientes funcionários e o fascinante controle administrativo sobre tudo isso.

Como leio no computador logo aqui ao lado:

“Os recursos computacionais da Universidade destinam-se, exclusivamente, ao desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.” (Código de Ética da USP – Res. 4871, art 36)

Ótimo, agora eu escreveria logo abaixo:

“Os recursos computacionais da Universidade destinado ao desenvolvimento de atividade de ensino, pesquisa e extensão devem ser supridos pela sessão responsável e, em caso negativo, cobrados pela administração responsável” (Código de Ética da USP – Res. 5000, art 666)

Como posso desenvolver minha atividade sem um editor de texto mais descente (com mais recursos) que o wordpad? (Prefiro o open office, mas pode ser o microsoft mesmo) Como posso desenvolver atividades de ensino que requerem um determinado software, se a única versão disponível não está atualizada e muito menos acessável por falta de licença? Eu próprio poderia suprir tudo isso, mas como se a Universidade não confia em seus alunos para lhes dar acesso irrestrito aos recursos computacionais?

Acho que essas pessoas responsáveis não são tão responsáveis assim, alguns podem até me reprimir dizendo que talvez eu devesse tomar alguma atitude, mas acreditam mesmo que funcionaria? Temos problemas todos os semestre com softwares desatualizados e sem licença, eles nunca consertam tudo devidamente. É sempre assim, por mais que as pessoas insistam.

Estou passando por um ócio criativo forçado, que me levou a escrever dois posts somente no dia de hoje. Acho melhor eu procurar algo para fazer ou ficarei pior.

Fernando “fazendo nada” Hattori

4 pensamentos sobre “Falta do que fazer

  1. Bem inimigos da Rede Lodo, ouvimos ao morto direto da gandaia generalizada onde iremos acompanhar em todas as suas decepções mais um comentário estranho e sem sentido … meu amigo Hattori entenda que estamos no ponto zero, também conhecido como ponto infinito e que, mais pra frente será explicado, e entenda que nesse lugar as coisas são assim mesmo…

  2. Então, concordo em partes com você…

    Mas a questão é que certas pessoas não tem responsabilidade nenhuma.

    O que realmente falta é uma equipe de informatica que funcione bem.

    o/

  3. Falta gente que trabalhe direito, gente que cobre , ações rápidas, funcionarios devidamente qualificados e motivados , vontade e responsabilidade de ambos os lados . Sobra descaso, problemas e desrespeito…
    Situação chata, para não dizer ridícula, dada a importancia desse tipo de recurso no nosso dia a dia.

  4. faz muito tempo que eu não passo por aqui, mas hj resolvi vir e por sorte caí nesse post… como tenho muita experiência com sessão de informática, resolvi comentar… a burocracia na Universidade Pública é um problema muito maior que todos os listados, e, na minha opinião, é o maior problema para o bom funcionamento dos recursos computacionais, seguido de perto pela falta de planejamento. Depois disso temos questões como: 3 funcionários não são suficientes para cuidar do parque computacional da EACH, grande parte dos alunos acha que os PCs da faculdade podem ser usados de qlqr jeito, os professores não avisam que softwares/labs precisam usar, os funcionários públicos não têm pessoas cobrando serviços de qualidade, e assim listamos uma série enoooooooooorme de coisas que fazem os nossos queridos labs virarem a conhecida zona…

Deixe um comentário

